Oktoberfest

“Ein posit, ein prosit der Gemütlichkeit”
(Brindemos, brindemos o ambiente agradável)

Acabei de voltar da minha terceira edição da Oktoberfest. A festa de outubro (que acontece em setembro, vai entender esses alemães), é um evento único e impressionante.

Salto em frente ao pavilhao da Löwenbräu, o da Paulaner ao fundo

Salto em frente ao pavilhao da Löwenbräu, o da Paulaner ao fundo

Primeiro, pela logística. A Goetheplatz vira um grande parque de diversões, com montanhas-russas, quedas-livres, tiro-ao-alvo-valendo-um-urso, barracas de cachorro quente, etc. Em volta disso tudo os 16 pavilhões do tamanho de campos de futebol, com capacidade de 4 mil a 10 mil pessoas CADA, abertos das 10 da manhã até as 10 da noite, servindo infinitas canecas de 1 litro de cerveja para essa multidão sedenta.

ainda bem que cachorro não entra

Frangos de televisão em escala industrial: cachorro não entra

E haja caneca pra matar a sede de milhares de pessoas

E haja caneca pra matar a sede de milhares de pessoas

Cada pavilhão é uma verdadeira unidade industrial, com a típica eficiência alemã. Tonéis e mais tonéis de cerveja. Filas de garçons e garçonetes em frente à cozinha para recolher as salsichas brancas e joelhos de porco para seus clientes. Logo ali, outra planta com uma esteira por onde as canecas e pratos usados entram numa lava-louça gigante. O banheiro, organizadíssimo. Os mijões se enfileiram como vaquinhas num abatedouro, e a limpeza é automática.

Mas o legal é o clima de festa. É difícil para um brazuca imaginar que num lugar com milhões de pessoas e milhões de litros de cerveja não tenha confusão, pancadaria, tiroteio, arrastão, putaria e gente vomitando pelos cantos. Pois não tem. A gente tem a tranquilidade de aproveitar a festa num total clima de seguranca, e assim todo mundo aproveita mais.

Antje, Denise, Fabinho, JC, Mow, Bia, Lucy, Ligia, Juliana e outras 5.000 pessoas oktoberfestejando

Antje, Denise, Fabinho, JC, Mow, Bia, Lucy, Ligia, Juliana e outras 5.000 pessoas oktoberfestejando

As mesas compridas e próximas promovem a interação entre as pessoas à medida que a cerveja derruba a timidez. O “ein prosit”, hino ao brinde que a banda repete a cada meia-hora, parece a “paz de cristo” na igreja. Todo mundo levanta suas canecas e brinda com o pessoal de uma, duas, três mesas para lá, com um sorriso no rosto. O brinde convida a um papo, e logo somos os melhores amigos de umas 30 pessoas ao nosso redor.

Momento solene

Momento solene

Só num lugar como esse, com uma embriaguez de fartura e paz-de-espírito, poderia JC ter encontrado Jesus. Avistei-o de longe e depois criei coragem de ir falar com ele. Levei uma oferenda: uma caneca de cerveja. Ele deu risada, veio ter conosco em nossa mesa, e nos abençoou, fazendo o sinal da cruz em nossa direção e dizendo “Deus abençoe os bêbados”.

JC e "Jesus" tomando suas brejas

JC e "Jesus": tomai e bebei do liquido dourado

Na verdade era um italiano, chamado Lucca. Os italianos invadem a Oktoberfest (é ali do lado). Conhecemos também um cara chamado Armando Festa. Juro.

Anúncios

15 Respostas para “Oktoberfest

  1. “Armando Festa” me lembra aquela piada do “Armando Nascimento de Jesus”, amigo do “Décio Aquino Rêgo”, hahahahahahahahahaha!!

  2. Engraçado, apesar do excesso de peso trazido pelos litros de cerveja, o Salto foi mais alto… algum efeito “turbinante” na impúlsão, talvez…

    Quem me indicou teu blog foi minha esposa, Vivien (do blog “As Cores no Sul”). Daí virei freqüentador, e como era blogueiro em outras eras, resovli retomar, agora em parceria.

    E sobre a Rádio Cabeça, tenha certeza que a minha renderá alguns post. Eu passo aqui pra te avisar. Abração, e obrigado pela visita!

  3. EINS, DZWEI, DREI – SUPER!!!

    Demorou mas, finalmente, resolvi colocar um comentário no seu blog… E nada mais simbólico para a nossa amizade que esse primeiro comentário fosse colocado no seu post – brilhante diga-se de passagem – sobre a Oktoberfest.

    Sensacional essa nossa 2a. edição Oktoberfest juntos! Quem diria há 4 anos atrás que conseguiríamos repetir a dose agora levando nossas adoráveis esposas? O tempo voa. Quando cheguei lá e vi aquele lugar imenso, com aquela multidão, aquelas tendas gigantescas e aquele parque de diversões com a estátua da Bavária ao fundo parecia que havia sido ontem que tínhamos estado lá. É de arrepiar…

    Muito me honra estar ao seu lado na foto em que estamos todos na mesa e também de ter sido o autor da foto da qual você abraça Jesus e é salvo. Quando estiver lá no Paraíso, não se esqueça de indicar os amigos também, afinal networking é tudo e ser amigo de quem conhece gente influente é essencial.

    Bélgica, aí vamos nós!…

  4. Caro Joao,

    Fiquei no aguardo do comentario sobre a frase que virou sinonimo de “Comida, Bebida, Paulaner”… Mandei a foto que tirei de vc com a frase para a sua prezada esposa Denise.

    Saudacoes,

    Juliana Yumi Sado

  5. Olá, João!
    Sou leitora de sua prezada esposa Denise, mas já estive por aqui “xeretando” seus escritos, porque são muito bons e você também tem um senso de humor já meio “inglesado” e que adoro.
    Esta fantástica festa parece-me que foi muito bem aproveitada por vocês e curtida com alegria e descontração que se fosse no Rio ou Sampa não teriam esta tranquilidade.

    No entanto, existe um lugar, região serrana do RJ, uma cidadezinha simpática e super-tranquila onde morei por muitos anos, chamada Petrópolis e que sua colonização foi por alemães, por isso, todos os anos no mês de Junho comemoram sua Bauernfest que é uma pequena lembrança desta original da Alemanha.
    Estive lá e registrei algumas cositas que vc poderá conferir neste link abaixo:

    http://supremamaegaia.blogspot.com/2008/06/bauernfest-em-petrpolis.html

    No mais, muito bacana teu blog e teus pulos. haha

    abraço carioca

  6. Armando Festa é sacanagem.. hahahha, realmente não dá pra imaginar uma festa dessas no Brasil sem aqueles incidentes que você comentou, agora vai uma pergunta a cerveja lá é quente ou é só uma lenda ?

  7. Genial Jesus bebendo.

  8. Obrigada pela visita!
    Realmente não chega nem aos pés dessa fantástica festa e é mesmo muito familiar, mas se vc visse os “pinguços” da cidade atrás do caminhão de cerveja que distribui gratuitamente todos os dias da festa pela cidade, ficaria bobo.

    Sobre o nome Gaia é aquilo mesmo que vc falou – como a Mãe Terra que devemos amar e respeitar, entendendo que estamos nela inseridos, juntamente com os animais e as plantas. Então, lá, além de abobrinhas que falo, gosto de mostrar também os problemas relativos ao título.
    Ahhhh, falei demais! É isso!
    grande abraço e … quando vem o próximo post?

  9. Rádio cabeça no ar! Abs!

  10. Que tal uma atualizadinha?

  11. Vamos atualizar isso aê? Ou vai fingir que está ralando duro em Londres?

  12. As aventuras de uma brasileira no Egito - Barbrinha

    Vim aqui te desejar um feliz Natal, com muita luz, muita paz e saude. Que Papai Noel traga todos os seus presentes, pois esse ano voce foi uma menina boazinha…kkkkk

    Um Ano Novo cheio de amor, paz, saude, esperanca e feh.

    Que Deus a abencoe cada vez mais!!!!

    Vou aparecer mais vezes esse ano ainda, mas eh pra garantir ja, ok?…kkk

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

  13. As aventuras de uma brasileira no Egito - Barbrinha

    Mandei o texto no feminino…sorry!!!

    Mais uma de minhas gafes….kkkkk

    Segue o texto pra “meninos”…kkk

    Vim aqui te desejar um feliz Natal, com muita luz, muita paz e saude. Que Papai Noel traga todos os seus presentes, pois esse ano voce foi um menino bonzinho…kkkkk

    Um Ano Novo cheio de amor, paz, saude, esperanca e feh.

    Que Deus o abencoe cada vez mais!!!!

    Vou aparecer mais vezes esse ano ainda, mas eh pra garantir ja, ok?…kkk

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

  14. Eh sì, il mio nome è proprio Armando Festa… Che faccio, passo all’anagrafe o me lo tengo?

  15. desistiu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s