Saudades de mim

Nesses últimos dias eu andei revolvendo músicas, momentos, amigos, lugares, cheiros, sensações do passado de uma forma que há muito não fazia. Acho que estou com saudades de mim.

Aeroportos da vida

Aeroportos da vida

A vida vai carregando a gente para lá e para cá, mudando nossos hábitos, distorcendo nossas mentes, enraizando conceitos, nos deixando mais conscientes mas mais cautelosos. Vamos aos poucos trocando de opiniões, atualizando objetivos, mudando de lugar, conhecendo gente. A transformação é quase sempre linear, contínua, imperceptível no dia-a-dia. Vestibulares, formaturas, promoções, casamentos, são eventos que apenas simbolizam os movimentos lentos da nossa vida.

Poker no Paraiso

Poker no Paraiso

De repente você se pega lembrando de coisas que fazia e dizia, de pessoas que eram importantes, de idéias e músicas que achava geniais, de dilemas que lhe tiravam o sono, e se surpreende de ser você o personagem daquelas histórias. A nostalgia seria quase uma fantasia da nossa cabeça, não fossem as fotos nos ábuns empoeirados e os discos esquecidos na prateleira, únicas provas concretas de que o passado realmente aconteceu.

Fernando Moraes

Fernando Moraes

Pois às vezes me dá saudade daquele cara. Ou melhor, daqueles caras. O JC de 98, de 2001 de 2003, de 2005, o JC do Brasil, do roteiro gastronômico e noites de pôquer com o Rogério, o Páris e a Maggie, das sessões musicais com o Felipe e a turma da ESPM, dos jantares no New’s com o Edu depois da GV, dos churrascos na Riviera e na casa do Rondon, dos papos com a Cris Prado, do hino do União São Simão, da Banda Treze, na derrota do Brasil para a Itália, dos natais no Rio, da subida da Imigrantes com o Thiago nos domingos à noite, dos shows da Cowbell no Corleonne, das idas à Cantareira com o Toddynho e o João Paulo.

Claudiomiro e Thiago Reimao

Claudiomiro e Thiago Reimao

Por que eu tenho saudades de mim mesmo? Teria eu sido mais feliz naqueles tempos? Certamente que não. Mas esses JCs me trouxeram para onde eu estou hoje. Todas aquelas histórias sobrevivem apenas na minha memória – sim, as pessoas que estavam comigo também são outras hoje – e são de fato a única coisa que a gente leva dessa vida.

Karaoke - Maggie

Karaoke - Maggie

Talvez para mim seja pior, pois eu não tenho mais acesso a essa gente toda. Um vôo de 11 horas me separa da oportunidade de sentar com eles de novo, naquelas mesmas cadeiras de outrora, para relembrar esses momentos. A impossibilidade do reencontro exacerba as saudades. As saudades do meu país. As saudades dos meus pais. A saudade de mim.

Em algum ponto do futuro eu também terei saudades desse JC de 2008, aquele de Londres, começando uma vida com a Denise, que assistia Grand Designs, que viajou para Dubai e que escreveu posts como este.

—-

A saudade é um dos temas mais recorrentes destas páginas, desde os tempos de fotolog lá em 2005. Já escrevi sobre o que realmente é saudade, e tipos diferentes de saudade, a saudade do presente, o reverso da saudade.

Anúncios

12 Respostas para “Saudades de mim

  1. às vezes me pego com esse sentimento, ontem mesmo estava lembrando da galera do meu último trabalho, um tempo atrás escrevi no meu Blog da galera da Facul, da galera da Atlética e assim vai, nós só percebemos a mudança depois de algum tempo, as pessoas ao nosso redor percebem mais rápido, e como diria um amigo meu “Segue o Jogo” ou seja siga a vida.

  2. Também estamos com saudades do JC de 98, do JC de 2001, do JC de 2005. E principalmente, do JC de 02 de setembro 2008.

    Vem logo pra cá, caaaraaaa!!! Já pus umas Originais pra gelar.

    abraço.

  3. Antológico.

    Sim, texto antológico.

    Fico emocionado com a citação e com os olhos mareados depois da leitura desse belo texto.

  4. Obs.: seu irmão ainda comentou outro dia, ao me ver mais uma vez com umas das 3 ou 4 mesmaa camisas que uso há 9752 anos: “Santos, e aquela camisa do raio?”

    Tá aí, Fró. Tá no Santos de 2001.

  5. Fernando Moraes

    JC, parabens pelo belo texto; o importante eh que todos estes JCs que voce citou formam o JC atual, que eh o melhor JC do Mundo, do Universo, do Cosmos…(pois traz todos os demais JCs juntos) – o mais legal eh que o proximo sera melhor ainda; fiquei particularmente emocionado ao ver minha foto no seu site; estamos com saudades e espero te ver logo (ainda tenho um espacinho na geladeira com umas cervejas geladas ao lado das papinhas, leite, vitaminas, etc do Rodrigo e da Mariana – este eh o Fernando Moraes 2008…paizao mais coruja do que nunca, mas se sumirem com minha cerva eu brigo…); fortes abracos!!!!

  6. Belissimo texto. E as fotos estao sensacionais! To com saudade de todos!

  7. Eu também estou com saudades de você. Volta logo.

  8. Acho que está na hora de dar uma passadinha aqui para matar a saudade.

  9. Os portugueses, com sua tradicional nostalgia, conseguiram exprimir em uma só palavra esse sentimento tão dolorido e ao mesmo tempo tão gostoso de sentir. João, você conseguiu exprimir nesse texto a emoção sentida por todos que alguma vez na vida tiveram o privilégio de sentir saudades. Parabéns pelo texto!

  10. As aventuras de uma brasileira no Egito - Barbrinha

    Esse texto deveria ser “chupinhado” por todos os expatriados…..kkkkkkkkk……..Joao, vc escreveu por nos…..Parabens!!!!

    beijos e fiquem com Deus

  11. Pingback: Chupinhando « Denisol.WordPress

  12. Felismina Reimão

    Tiago,

    quero dizer-lhe que é muito parecido com os homens da familia Reimão do Porto da Foz do Douro. As sua sobrancelhas não enganam. No Porto somos vários primos da sua idade. Parte da familia Reimão partiu para o no Inicio do século XX e dizem as minhas tias que lhes perdemos o rastro. Meus queridos , se estiverem interessados, vou enviar fotografias de todos nós. E contar-vos alguma coisa de interessante. gostava que nos enviasse fotografia de voces .

    Nocas Reimão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s