Rádio Cabeça

A cena se deu há umas duas semanas atrás. Denise se arrumava para o trabalho e JC ainda semi-acordado na cama. De repente ela começa a rir e me fala:

DN: “Você está balançando seu pé”
JC: “É que está tocando uma música na rádio da minha cabeça”
DN: “Qual música?”
JC: “’Doralice’, aquela do Dorival Caymmi que o João Gilberto gravou em 1958”

“Doralice, eu bem que lhe disse
Amar é tolice, é bobagem, ilusão
Eu prefiro viver tão sozinho
Ao som do lamento do meu violão”

Denise gargalhou e saiu de casa cantarolando Doralice.

JC escutando à Rádio Cabeça em Ladispoli

JC escutando à Rádio Cabeça em Ladispoli

Acho que todos nós temos aquela rádio que fica tocando na nossa cabeça. Ela entra no ar sempre que a nossa mente fica desocupada. A parada de sucessos daquele dia ainda incluiu “Aconteceu” da Marisa Monte, “Rooster” do Alice in Chains, “Off the Hook”, aquela do CSS que toca no FIFA 08, e infelizmente a “Dança do Quadrado” do pessoal do Kibe Loco.

A programação musical da Rário Cabeça JC é tão eclética quanto meu repertório. Vira e mexe me pego cantando na minha cabeça músicas que nem lembrava que conhecia. Tem outras de minha própria autoria que surgem e somem da minha cabeça num instante, feito bolinhas de sabão. Mesmo as músicas que eu mais odeio fazem questão de aparecer lá, algumas vezes entre as mais pedidas.

Mensagens filosóficas passam na Rádio Cabeça em Caculé, BA

Mensagens filosóficas passam na Rádio Cabeça em Caculé, BA

Mas a Rádio Cabeça não toca apenas música. Tem programas de debates acalorados, onde personagens fictícios discordam frontalmente e apresentam seus argumentos com veemência, para me deixar mais confuso do que eu era antes. Tem programas de histórias e anedotas que eu lembro e me fazem rir sozinho. E tem também a Sessão Nostalgia, em que os momentos e as pessoas da vida de JC passam em reprise numa espécie de “Video Show” mental. Tem até intervalo comercial na minha Rádio Cabeça…

Eu fico curioso para saber o que passa na Rádio Cabeça das outras pessoas. Nesses tempos modernos o pessoal tende a deixá-la desligada, girando o dial na direção de seus iPods e YouTubes e blogs como o desse humilde relator. Mas ela, insistente, invade a mente de todo mundo quando menos se espera, na hora de dormir, na hora do banho, no elevador, na garagem, preenchendo o silêncio que vez por outra nos envolve.

Deixo aqui o desafio para os meus leitores, de listarem as músicas ou histórias ou debates que estão tocando hoje nas suas Rádios Cabeça. Tenho certeza que vamos nos divertir com os comentários.

Rádio Cabeça. A Rádio de um ouvinte só. Su-su-su-cesso. Aproveitem.

17 Respostas para “Rádio Cabeça

  1. Antes de deixar qualquer comentário sobre a rádio da minha cabeca, preciso dizer que VOCE É O MÁXIMO!!! GENIO!!! AMO OS SEUS TEXTOS!!!

  2. Parentese: Joao Claudio nao mexe os pezinhos… Ele mexe só os dedinhos do pé… tipo dobrando eles no ritmo da música, é muito engracado!

    O pior é que isso acontece inconscientemente, pois assim que eu pergunto o que está tocando na rádio cabeca, ele “acorda” e nao consegue mais mexer os dedinhos…

  3. A minha rádio cabeça no horário comercial funciona como uma espécie de programa do Ratinho e de tempos em tempos o DJ toca uma música e é sempre a mesma que toca exaustivamente durante todo o horário comercial. Hoje, por exemplo, está tocando “You don’t fool me” do Queen. Certamente não é a rádio ideal para anunciantes.

    Parabéns pelo post “inusitado”.

  4. A minha rádio cabeça no horário comercial funciona como uma espécie de programa do Ratinho e de tempos em tempos o DJ toca uma música e é sempre a mesma que toca exaustivamente durante todo o horário comercial. Hoje, por exemplo, está tocando “You don’t fool me” do Queen. Certamente não é a rádio ideal para anunciantes.

    Parabéns pelo post “inusitado”.

  5. Cara, durante o o horário comercial, minha Rádio Cabeça é totalmente influenciada pelo que tá rolando no iPod… esta semana, enquanto estive em ambientes sem som, o que dominou minha rádio foi Marillion (clutching at straws), Fish (Vigil in a Wilderness of Mirrors) e Milton (todos)

    Já o banho, parece ser um verdadeiro ambiente inspirador para idéias. É sempre lá que eu penso: “pq eu faço tal coisa de tal jeito? Se eu fizesse de outro jeito seria melhor”. É como se fosse minha própria CBN 😉

    Abraço!
    Santos

  6. Denise, convenhamos: esposa elogiar o marido é como bater em bêbado.

    Quero ver vc criticá-lo, aí sim 😉

  7. felipe cotta

    A radio cabeça é uma das mais belas defesas do organismo contra o tédio e a solidão. E é tb a maior companhia de alguem. Mesmo quando estamos totalmente sozinhos – sem ninguém e sem aparelho de som – ela está lá pra nos confortar.

    Hoje minha rádio-cabeça me presenteou com pérolas esquecidas do Aerosmith, DInah Washington e Smashing Pumpkins. Por quê?? Não sei, talvez Freud explique.

    Mas tb pipocaram uns Falcões, umas Ivetes Sangalos e umas Bandas Oxentes.

    Cada rádio-cabeça, uma rádio-sentença.

    Puta post. Parabéns.

  8. Cotta, bem lembrado: suas palavras me lembraram aquela cena antológica do Sonho de Liberdade, onde o Tim Robbins bota música clássica pra toda a cadeia ouvir e, devido a isso, é jogado na solitária por dois meses.

    Quando sai, o pessoal pergunta: “como vc não enlouquceceu lá dentro?” – Ele responde “Estava com a música. A música estava aqui”, apontando para o próprio coração.

    Tudo graças à rádio-cabeça.

  9. Santinho,

    as críticas eu faco só pra ele. Os elogios, eu mostro pra todo mundo.

    Seria como se no mundo corporativo as pessoas “copiassem” deus na hora da bronca, e na hora do elogio mandassem um email só para voce. Manja? Isso acontece sempre, me da muita raiva!

  10. Ontem na minha rádio cabeca tocou: Adriana Calcanhoto, Silverchair e Tom jobim. Vai entender!

  11. A Minha tá tocando Berenice do Jorge Benjor, e Falso Herói do Fundo de Quintal, mas vire e mexe toca Isaac Haeys , Curtis Mayfield..

  12. Cara, a minha rádio cabeça está programada pra tocar um peçado de cada música por semana. A dessa semana, por exemplo é Your Lattest Trick. A parte instrumental, obviamente.

  13. OOOOOOOOOOO de casaaaaaaaaaaaaaa….vim visita-lo….hehheheh

    Nossa eu dava aula no Brasil, de matematica…..ja dei aula em cursinho pre-vestibular, colegio normal, de tudo um pouco…..e sou conhecida pelos meus alunos a deixar a minha Radio cabeca livre leve e solta e com o volume alto….kkkkkkkkk

    Aparecia de tudo, desde Xuxa, Balao Magico, Trem da Alegria, Ana Carolina, Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, Ivete, Calipso….kkkkk…… e assim ia……das coisas que eu gostava e das que odiava…..

    Depois que vim pra ca, gosto mais do silencio, mas de vez em qdo elas aparecem em minha mente…..

    Beijos e fiquem com Deus

  14. Pingback: Good day sunshine! « Denisol.WordPress

  15. Venho sempre por aqui, indicação de minha esposa (www.ascoresnosul.blogger.com.br) e nunca comenteo. Mas como um ser musical que sou, não poderia deixar de falar da Rádio Cabeça. No meu caso, tem até rádio-novela, quando costumo delirar com a personagem de mim fazendo estripulias como dar tiros em bandidos e passear por aí de Civic Conversível. Mas tb rola música na Rádio… tantas e de tantas origens, que eu sonho com o dia que eu vou poder fazer download de tudo o que toca nessa Rádio.

    E vc acabou de escutar mais um programa da Rádio Tacito Cabeça…

  16. ´Mais uma musica pro playlist da Radio Cabeça !

    http://br.youtube.com/watch?v=26g1jQG-n4Y

  17. Pingback: Rádio Cabeça I « Sarapatel Brasil

Deixe um comentário