A saudade do presente

A saudade do presente

Sei o que disse sobre as saudades, e sei que banalizamos a palavra toda vez que não a usamos para denotar o sofrimento profundo causado por uma perda irrecuperável (vide Os trens e a saudade). Mas não posso mudar a língua, e quis o uso popular que a palavra saudade acabasse tendo múltiplos significados.

Uma das facetas mais interessantes da saudade é a saudade do presente. Essa foto foi tirada ontem, no pátio da London Business School sob a interminável garoa londrina. Eu tenho saudade da escola. Sei que ainda a frequento, ela faz parte da minha vida, et cetera e tal.

Mas essa é a saudade do presente. A saudade do presente é o valor que se dá a algo qe se está vivendo mas tem um fim iminente. Ela existe quando percebemos que no futuro vamos sentir a saudade “propriamente dita” desse momento.

O tempo passa apesar da minha vontade, e vai tirar a London Business School do meu dia-a-dia. Sendo assim, eu já me adianto e sinto as saudades agora. A parte boa é que, quando você tem saudade do presente, você aproveita o presene melhor. Você quer viver intensamente o hoje, pois sabe que amanhã ele terá passado.

Fazer o melhor do momento atual é construir boas recordações. E quando vier o futuro, a saudade vem diferente: vem revestida de um prazer por ter-se feito o máximo daquela fase. Do contrário, a saudade vem com cara de arrependimento, uma vontade de voltar no tempo para completar o que deixamos de faer quando tivemos a chance.

E mais importante: a saudade do presente é um sinônimo de felicidade. Ninguém sente saudade do hoje se o hoje não for muito especial. Portanto, crianças, busquem sentir saudade do presente. Ou quem sabe até a saudade do futuro (algo que nem aconteceu mas que se sabe que produzirá saudade depois que tiver passado). Essas são as saudades boas. Deveriam ter até outro nome…. Algo na família do fliksk!

Anúncios

Uma resposta para “A saudade do presente

  1. Pingback: O mundo encantado de JC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s