O reverso da saudade

Cristina Prado, Alessandra, Jessica

Esse fim-de-semana foi o casamento do me amigo Marcelo Patrício. A coroação de um amor que vi nascer em Curitiba e que resistiu a todos os testes do tempo. A vida nos afastou, mas gosto de acreditar que continuamos próximos em sentimento. Como não pude ir ao evento, registro aqui a homenagem. Marcelo e Andréa, que a felicidade de vocês até aqui tenha sido apenas uma prévia do que está por vir. E logo logo vou enchê-los o saco por causa do meu sobrinho!!

A foto mostra Cristina Prado, Alessandra Moraes e Jessica Queiroz, felizes da vida (provavelmente após já terem se refastelado de champagne e vinhos finos), no dito-cujo casamento. Senti um aperto ao ver essa foto. Ai meu Deus, que saudade dessa gente…

Postei outro dia aqui sobre as saudades (http://joaoccc.com/2006/08/21/os-trens-e-a-saudade/), e disse que a saudade é de fato horrorosa. Olhando essa foto eu pude imaginar o que é o reverso da saudade. Ser o ausente. O que, mesmo sendo lembrado, não está lá. Talvez o reverso da saudade seja pior do que a própria saudade.

O reverso da saudade é saber que a vida continua sem você. É perder momentos valiosos. É não saber os detalhes do que ocorre com quem a gente gosta. É se ver sendo, aos poucos, superado, substituído, numa longa caminhada rumo ao esquecimento, quando não se é mais que um personagem numa foto que as novas pessoas perguntam quem era. E é não poder fazer nada para impedir esse fato da vida.

Mas o reverso da saudade é um sentimento ambíguo. Pois ele também traz uma certa paz em ver as pessoas felizes depois da sua partida. Sinto um orgulho imenso ao olhar para a foto acima e ver tão bem as pessoas que de certa forma ajudei a unir. Foi o meu legado. Foi a minha contribuição para que elas fossem mais felizes. Comigo ou sem mim, não importa.

Espero ter sido o objeto de ao menos um brindezinho nesse casamento…..

Anúncios

3 Respostas para “O reverso da saudade

  1. Agora consegui postar…..ufa!!!!

    Voce descreveu essa mistura de sentimentos que temos….o de nao estar presente e ficar triste por isso…..e de ver que todos continuam suas vidas felizes e contentes e se alegrar por isso…..

    Aiaiaia….saudadesss……

    Fiquem com Deus

  2. Pingback: O reverso do reverso da saudade « Denisol.WordPress

  3. Nossa essa e a minha vida. Inclusive tive o mesmo sentimento ao ver a foto do casamento de uma amiga minha. Igualzinho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s